Pular para o conteúdo principal

Ainda olhando os trilhos

Há alguns anos eu tinha outro blog pessoal - Olhando os trilhos. Como as coisas da internet nunca se perdem de fato ele continua lá. Durou mais ou menos um mês e durante esse tempo consegui escrever alguns textos de que gosto e muitos que odeio. Entre eles havia alguns textos relacionados a uma discussão boba que acabei tendo com um outro blogueiro e alguns amigos dele. Até hoje não sei bem o que aconteceu, mas o fato é que por causa disso eu acabei parando de escrever. Depois de um tempo, fiz uma limpeza nos textos que odiava, deixei os que gosto e ele ficou lá, assim, congelado no tempo por mais de dez anos.
De lá pra cá, passei a contribuir em outro blog, dos Contantes Contentes, o grupo com o qual conto histórias. Meus textos sobre histórias, geralmente vão pra lá, mas pode ser que acabem aqui também.

Quando resolvi reativar esse blog, não tive como não pensar nos textos que estavam lá meio abandonados no outro e em tudo o que aconteceu naquela época. E me lembrei que entre os textos que acabei deletando havia dois que tratavam do nome do blog. Havia três razões, duas delas irrelevantes agora. Me lembro também que foi justamente um desses textos que acabou me colocando na berlinda da discussão com os outros blogueiros e para a qual eu não estava preparado. Não vale a pena remoer isso, mas vale sim lembrar a principal razão do nome do meu, agora histórico, outro blog.

Quando eu era pequeno, sempre que andava de metrô eu me sentava no banco de um jeito que permitisse olhar os trilhos. E mesmo que fosse o trem que se movimentasse, eu tinha a sensação de que eram os trilhos que se moviam para perto e para longe do trem. E enquanto isso acontecia, minha mente se esvaziava. Era quase uma meditação. Hoje eu quase não faço mais isso. Sempre com um livro na mão ou olhando algum texto no celular, dificilmente consigo perceber o mundo ao meu redor. Tenho saudades daquela época inocente e simples. Olhar os trilhos naquela época ou andar a pé hoje são formas de eu me aproximar de mim mesmo.

O mundo mudou, cresceu pra mim. Eu também cresci, mas tudo o que eu queria era poder encontrar de novo aquele menino, sentar-me ao lado dele e olhar pela janela o rápido movimento dos trilhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Silêncio, por favor!

Há não muito tempo eu assisti ao belo filme Território do Brincar de David Reeks e Renata Meirelles, montado a partir de imagens captadas em diversas comunidades, reunindo as diferentes manifestações do brincar em terras brasileiras. Um aspecto que me chamou atenção é que quase não há falas. As crianças, quando mais encantadas pelas brincadeiras, se entregam a uma atitude contemplativa e em muitos momentos, o silêncio só é quebrado por risadas, onomatopeias, gritos e ruídos corporais. Claro que não é sempre assim. Em muitos casos, os diálogos, reais e imaginados, fazem parte do jogo e da dinâmica do brincar. Mas são muito frequentes no filme e na vida, como qualquer um que já tenha olhado uma criança brincar pode comprovar, esses momentos em que a fala não tem vez. E são nessas horas que se percebe que a criança está completamente preenchida pela ação. Todo o seu ser está no momento. É o estado mágico que alguns chamam de fluxo. Um estado necessário a atividades que requeiram toda

É preciso correr riscos

Leio na coluna  Tiraram o gira gira , de Carolina Delboni uma história que tem se tornado cada vez mais frequente. Depois que uma criança se machucou em um gira-gira, a mãe, indignada, fez com que o clube tirasse o brinquedo. Nada pior do que impedir a brincadeira em nome de uma falsa sensação de segurança. Depois do gira-gira o que mais irão tirar? Há algum tempo conheci um vídeo que veio a se tornar um de meus favoritos. Trata-se de uma palestra de Gever Tulley, no TED. O nome do vídeo não poderia ser mais instigante nem mais aterrorizante para alguns pais: 5 coisas perigosas que você deve deixar seu filho fazer . A palestra em questão, realizada em 2007, continha uma seleção de atividades do livro  50 Dangerous Things (You Should Let Your Children Do) , não editado no Brasil. Tulley nos conta em seu vídeo e também no livro, que não tem filhos, mas que há anos observa o comportamento dos filhos de amigos e familiares. Dessa experiência ele concluiu que a melhor maneira de garant