Pular para o conteúdo principal

Humilhação eterna?

Ainda sob o efeito do Alemanha 7 x 1 Brasil, comecei a pensar em momentos catastróficos da minha vida. Percebi que tive muitas perdas, algumas irreparáveis. Outras, que pareciam irreparáveis, perderam o significado depois de algum tempo. Entre as da última categoria, eu me lembrei da maior humilhação que já sofri.
Entre 87 e 90 eu fiz parte de uma banda de música no Jd. São Paulo. Ainda guardo alguns bons amigos daquela época. No final de cada ano, fazíamos uma festa com um sarau. Pequenos grupos eram formados para tocar uma ou duas peças cada.
Naquele ano, acho que em 89, todos os trompistas resolveram apresentar um número. Um pout-pourri de músicas eruditas com destaque para temas escritos para trompas. Éramos cinco: O Davi, que fez o arranjo, o Marcelo, o Flávio, o Almir e eu. O arranjo não era muito complexo. Alguns temas se sucediam, tocados a três vozes. Não havia solos nem maiores complexidades. Mas em sua simplicidade os temas festivos e solenes de diversas épocas soavam muito bem. A peça se iniciava e encerrava com uma fanfarra da sinfonia Nº 31 de Haydn, não por acaso, conhecida como "hornsignal" (o chamado das trompas). Entre os dois extremos, temas de Beethoven, Mahler e Mozart cuidadosamente interligados e mesclados. Ensaiamos nossas partes separadamente e, se me lembro bem, fizemos dois ensaios em conjunto. O primeiro, na minha casa. Percebemos que tínhamos um pequeno problema para sincronizar a entrada da fanfarra final. Tentamos algumas alternativas que envolviam uma pulsação marcada pelo Davi, com o próprio instrumento. Funcionava bem, mas por alguma razão que pareceu boa na hora, achamos melhor que cada um contasse mentalmente. Depois de tentarmos umas quinze vezes, finalmente parecia que tínhamos encontrado o tempo certo e encerramos o ensaio.
O segundo ensaio foi na véspera do espetáculo, na casa do Marcelo. Iríamos apenas refinar alguns detalhes, mas estávamos satisfeitos com nosso número. Estava chovendo naquele dia. A casa do Marcelo tinha uma escadaria que levava da garagem à sala onde estávamos nos preparando pra ensaiar. Faltava chegar uma pessoa. Quando ela finalmente chegou, o Marcelo saiu para abrir o portão. Eu o vi sair pela porta e sumir. A próxima coisa que ouvi foram gritos. O Marcelo tinha escorregado e caído. Se machucou muito e naquele momento o ensaio foi cancelado. Alguns foram ao pronto-socorro com ele e outros foram embora. Felizmente, embora machucado, não houve nada sério. Mas perdemos um jogador, digo músico, não ensaiamos nada e ainda ficamos bem abalados com tudo isso.
Quando chegou a nossa vez, fomos até o palco, nos sentamos com as partituras à frente e começamos. A entrada foi muito bem e o segundo tema, acho que era de Mozart, também. Tivemos pequenos problemas de afinação no Mahler e chegamos ao Beethoven sem muitos percalços. Mas esse tema acabou e chegou o momento em que tínhamos que contar mentalmente e entrar novamente no Haydn. Não sei dizer ao certo o que houve a seguir. Minha memória é confusa nessa parte. Cada um contou algo inteiramente diferente, entrou em momentos diferentes e em andamentos diferentes. O caos que se ouviu a seguir só foi superado pelo fato de que, sem concluir, alguém parou, depois outro, e outro, até que, sem saber bem o que fazer alguém levantou e saiu pela frente do palco. Os outros foram saindo pelos lados e pelo fundo. O público, que deve ter ficado tão confuso quanto nós, começou a aplaudir, mas não havia ninguém no palco para receber os aplausos.
E foi assim a minha maior humilhação pública. Hoje, durante o jogo, houve um momento em que eu fiquei com pena daqueles garotos. Pensei se não seria melhor simplesmente saírem do campo, um a um. Cada um por um lado, deixando confusos adversários e torcedores. A regra, o ritual, a convenção do jogo impede isso. Mas não sei até que ponto a entrega, a aceitação de algo maior do que a luta não é algo mais humano. Não tenho como não pensar que há algo de errado em um jogo que não permite a dignidade de reconhecer a superioridade do adversário.

Das lembranças daquela noite, há uma que guardo com mais carinho, pois é a que me faz rir e contar a história sem nenhuma vergonha. Depois de terminado o espetáculo, durante o coquetel que se seguiu, uma moça se aproximou e disse:
"Parabéns! Eu adorei o final de vocês! Foi bem incomum o arranjo, com cada um parando e saindo. Como vocês tiveram a ideia? Eu demorei pra entender, mas achei genial!"
Até hoje eu não sei se ela estava falando sério.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Silêncio, por favor!

Há não muito tempo eu assisti ao belo filme Território do Brincar de David Reeks e Renata Meirelles, montado a partir de imagens captadas em diversas comunidades, reunindo as diferentes manifestações do brincar em terras brasileiras. Um aspecto que me chamou atenção é que quase não há falas. As crianças, quando mais encantadas pelas brincadeiras, se entregam a uma atitude contemplativa e em muitos momentos, o silêncio só é quebrado por risadas, onomatopeias, gritos e ruídos corporais. Claro que não é sempre assim. Em muitos casos, os diálogos, reais e imaginados, fazem parte do jogo e da dinâmica do brincar. Mas são muito frequentes no filme e na vida, como qualquer um que já tenha olhado uma criança brincar pode comprovar, esses momentos em que a fala não tem vez. E são nessas horas que se percebe que a criança está completamente preenchida pela ação. Todo o seu ser está no momento. É o estado mágico que alguns chamam de fluxo. Um estado necessário a atividades que requeiram toda

É preciso correr riscos

Leio na coluna  Tiraram o gira gira , de Carolina Delboni uma história que tem se tornado cada vez mais frequente. Depois que uma criança se machucou em um gira-gira, a mãe, indignada, fez com que o clube tirasse o brinquedo. Nada pior do que impedir a brincadeira em nome de uma falsa sensação de segurança. Depois do gira-gira o que mais irão tirar? Há algum tempo conheci um vídeo que veio a se tornar um de meus favoritos. Trata-se de uma palestra de Gever Tulley, no TED. O nome do vídeo não poderia ser mais instigante nem mais aterrorizante para alguns pais: 5 coisas perigosas que você deve deixar seu filho fazer . A palestra em questão, realizada em 2007, continha uma seleção de atividades do livro  50 Dangerous Things (You Should Let Your Children Do) , não editado no Brasil. Tulley nos conta em seu vídeo e também no livro, que não tem filhos, mas que há anos observa o comportamento dos filhos de amigos e familiares. Dessa experiência ele concluiu que a melhor maneira de garant

Ainda olhando os trilhos

Há alguns anos eu tinha outro blog pessoal - Olhando os trilhos . Como as coisas da internet nunca se perdem de fato ele continua lá. Durou mais ou menos um mês e durante esse tempo consegui escrever alguns textos de que gosto e muitos que odeio. Entre eles havia alguns textos relacionados a uma discussão boba que acabei tendo com um outro blogueiro e alguns amigos dele. Até hoje não sei bem o que aconteceu, mas o fato é que por causa disso eu acabei parando de escrever. Depois de um tempo, fiz uma limpeza nos textos que odiava, deixei os que gosto e ele ficou lá, assim, congelado no tempo por mais de dez anos. De lá pra cá, passei a contribuir em outro blog, dos Contantes Contentes , o grupo com o qual conto histórias. Meus textos sobre histórias, geralmente vão pra lá, mas pode ser que acabem aqui também. Quando resolvi reativar esse blog, não tive como não pensar nos textos que estavam lá meio abandonados no outro e em tudo o que aconteceu naquela época. E me lembrei que entre os